26.2.08

Homo Budisticus


No Porto o Lucho ou o Quaresma fazem falta, no Benfica é o Binya. O Benfica do Camacho é o Benfica que sente a falta do Binya. O do «aquele cujo nome não pode ser pronunciado» sentia a do Tavares. As melhorias existem, mas são um pouco para o residuais, não fosse o Binya ter braços à Diamantino. O Benfica do Camacho é o que dá nove minutos ao Di María e três ao Adu. E acha muito. O raio dos putos jogam bem à bola e isso é chato quando o que se quer é ver futevólei.

Ao contrário do que corre por aí Camacho, não está desmotivado, não revela a apatia de uma amiba, nem sequer a cobardia do cão da pradaria ante o coiote. O Camacho está a fazer um belo trabalho para ir para a selecção espanhola. Ele está sempre a ver o que há em Espanha para se escapulir da Luz, onde vem ganhar uns cobres quando está entre empregos. Lançamos um esquizofrénico alerta para o desespero do pobre Camacho. Consta que ele não entende, que se esforça tanto para que as coisas corram mal e o libertem de futuros compromissos, e ninguém lhe dá a carta de alforria.

O osp está a ter déjà vus. E o osp é particularmente sensíveis a déjà vus que envolvem criaturas que andam aos caídos pelo mundo em busca de biscates, tendo no rosto um carro-vassoura incorporado. Nos tempos de «aquele cujo nome não pode ser pronunciado» jogávamos à Camacho: três trincos, jogadores de posições trocadas, à defesa contra equipas do nível do Carcavelhinhos, amantes no campo (ninguém me tira da cabeça que entre o Nelo e ele havia qualquer coisinha), etc.

Mas nem tudo é banal. Camacho é um homem de milagres, de grandes milagres. Só um milagreiro faria os benfiquistas terem saudades do Fernando Santos. Bem, talvez saudades seja um pouco forte, menos pena talvez, um pouco mais de compreensão. O Camacho está empenhado em fazer de todos os benfiquistas budistas, que em vez do «om» que antecipa o nirvana murmuram um «epá, afinal o gajo não era assim tão mau». O Camacho fez mais pelo budismo em Portugal do que o Amado ao não receber o Dalai Lama.


[ Nuremberga 2 - Benfica 2 ]

2 comentários:

GG disse...

Já tive a mesma sensação, que o F. Santos não era tão mau tacticamente como o Camacho ...
Isto só visto, eu a falar bem do F. Santos.
O ideal seria um treinador com o carácter do espanhol e o treino táctico do F. Santos ...

Cosme disse...

O Benfica, nesse aspecto, até parece a selecção nacional.