11.2.08

Amancebados e tácticas

O ilustre táctico que orienta o Benfica deu finalmente a mão à palmatória. Jogos atrás de jogos optou por colocar em campo uma estratégia brilhante, que apenas toda a gente não entendia:

dez jogadores atrás da linha do meio campo e o primeiro a recuperar a bola (necessariamente fruto de um erro adversário) pontapeava-a para a frente na esperança que o Cardozo a recebesse entre 7 adversários, aguentasse os pontapés à Bruce Lee (não assinalados) de 4 deles, um puxão na camisola de 2 e uma festinha no rabo do outro; depois de aguentar as sevícias por 2m e 33s aparecia um segundo jogador (quase sempre o Rui Costa, na sua passada larga) para dar o necessário apoio. Camacho provou que é um táctico lúcido e avesso a teimosias. Logo ao 34º jogo percebeu que talvez não fosse a melhor forma de Salir a ganar, e inovou!

A inédita táctica passava agora por ter dez jogadores atrás da linha do meio campo e o primeiro a recuperar a bola (necessariamente fruto de um erro adversário) pontapeava-a para a frente na esperança que o Makukula a recebesse entre 7 adversários, aguentasse os pontapés à Bruce Lee (não assinalados) de 4 deles, um puxão na camisola de 2 e uma festinha no rabo do outro; depois de aguentar as sevícias por 2m e 33s aparecia um segundo jogador (quase sempre o Rui Costa, na sua passada larga) para dar o necessário apoio. Brilhante!

A capacidade de adaptação deste nosso estratega é quase tão boa quanto a de Nuno Assis, um jogador talhado para jogar em qualquer posição, excepto naquela em que as suas características teriam melhor uso. Parece destinado, aliás, a ser um brilhante médio-direito. A sua capacidade de aceleração não engana!

Contudo, o seu brilhantismo não fica por aí, não pensem! O Zé Tó, depois de uma noite de galdeirice com seu amante, optou por pô-lo a jogar a médio defensivo. Aí sim, fez toda a diferença! Principalmente porque não deixou o lado direito do Benfica coxo.

O que seguramente o Zé Tó não quer é pô-lo a jogar a ponta-de-lança (e o Maxi até já lho pediu); ter-lhe-á respondido: «del miodo que yo piongo el equipa a jogar jamás jugariás a delantero. Hasta puedes juguiar a portero pero a delantero jamás, que iesse rabinho es solo mío!


[ Benfica 4 - Paços de Ferreira 1 ]

Sem comentários: