1.10.08

"It turns out that there's a lot of interlinks throughout the financial system"*

Limitação de responsabilidade

No fim deste texto, algumas das pessoas que aguentarem até lá chegar poderão ter vontade de perguntar ao OSP: “Ó OSP, então mas tu não estás só interessado em coisas que digam respeito ao SLB? E agora metes-te aqui a escrever sobre temáticas de outra ordem?” Ambas as perguntas, válidas, sem dúvida, partem, contudo, de variadas premissas falsas, e o OSP até pode decompô-las em alíneas (e com que prazer o OSP decompõe argumentação em alíneas), uma vez que o texto em questão:

a) na realidade era para ser sobre o germinar da dupla Sidnei-Miguel Vítor (ah, que belos são o viço da juventude e a audácia de assumir os 19 anos em frente a 60 000 pessoas…), que no mínimo vai ser tão boa como a dupla Mozer-Dito, assim o Luisão seja vendido;

b) embora possa não o parecer, diz respeito ao SLB, mesmo que para tal seja necessário fazer um simples exercício de compare and contrast;

c) recorda que, no seu panteísmo, o SLB transpassa toda a matéria, pelo que absolutamente nada no cosmos é sem SLB. Mesmo que a melhor maneira de descrever o Sporting, por exemplo, fosse “ausência de SLB” (já o Porto seria “ausência de desportivismo, autocrítica, dignidade e de qualquer resquício de higiene íntima”), tal não deixaria de implicar que, afinal, o que define o Sporting como clube é a existência do SLB;

d) faz parte de um esconjuro que eu, Tó Portela, devia ter feito logo no Verão de 1994, quando, escondido algures entre o Nelo e o Tavares, o Paulo Bento apareceu a jogar no SLB;

e) prova que o OSP ama e defende o jogo de futebol acima de tudo, pois, no fim de contas, sem futebol não haveria SLB (se bem que não deixaria de haver OSP). Tendo isso em consideração, e tal como o Gabriel Alves antes dele, o OSP não admite que lhe sirvam porcaria num derby e fica lixado com a pessoa responsável por isso (foi num 1-3 com o Sporting, por exemplo, que o OSP cortou de vez com o Koeman);

f) dispensa a leitura do folheto.

É sabido que acontecimentos de grande emoção geram por vezes respostas que parecem contrárias à seriedade daquilo que se está a viver. Não é infrequente, assim, ver-se pessoas a contarem histórias em tom ligeiro, como forma de aliviar a tensão, à porta de uma igreja onde está a haver um velório. E toca a todos, até a gente eminente: o Wagner, por exemplo, nos seus momentos de penúria mais desesperados, acalmava-se vestindo lingerie; o Kennedy precisava de ir acompanhado para os bastidores durante cinco minutos só para ver se lhe paravam as enxaquecas; e o OSP tem tendência para se rir nervosamente, como uma adolescente a ganir num concerto dos D’zrt, quando lhe acontece algo e não sabe como reagir.


Quando o SLB perdeu 5-3 com o Sporting para a Taça, na época passada, foi desse modo que o OSP reagiu (passadas aquelas primeiras 24 horas de absoluto estupor, claro está, que o OSP não é um monstro sem sentimentos benfiquistas). Só que o riso do OSP, então, não ficou histérico por muito tempo: às tantas, transformou-se mesmo num vigoroso gargalhadear. Para esta mudança de estado de espírito contribuiu, sem dúvida, e em exclusivo, a notícia que foi então posta a circular na imprensa de que o volta-face que aconteceu nesse jogo, no qual o SLB estava a ganhar 2-0 aos 31 minutos de jogo, se tinha devido a um discurso inspirador do Paulo Bento ao intervalo, aliás comparado pelos seus jogadores ao do William Wallace no Braveheart.


A partir daí, e até hoje, sem falha, quando tudo lhe parece negro no sentido Lisboa-Almada às sete e meia da tarde, quando vê a esperança e o amor pelo próximo murcharem nos olhos vítreos de um funcionário do Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo, quando sente a Margarida Rebelo Pinto a mirá-lo de forma sensual a partir da capa da Ler, o OSP pensa nessa notícia relativa aos dotes oratórios do Paulo Bento para se animar. Também a usa com grande sucesso para animar os outros em velórios. Seja como for, na ressaca dessa noite lisboeta de carpido, foi essa a notícia que ajudou o OSP a chegar a um sentimento de closure.


Agora, o OSP está perfeitamente ciente de que a fugacidade com que o Paulo Bento fala e a sua entoação absolutamente impossível de determinar (é preciso lembrar que ele já falava assim antes de ir para Oviedo, pelo que o seu acento de sempre só se pode dever a um desvio não-culto da norma-padrão com o qual ele foi contaminado algures na sua Pontinha natal) fazem por vezes parecer que ele é natural de John O’Groats; que metade do plantel do Sporting (o Moutinho, o Veloso, o Vukcevic, o Stojkovic, etc.) odeia-o e nem sequer ouve bem o que ele diz antes (tanto na academia, como no autocarro, e acabando no estádio), ao intervalo ou depois do jogo; e que a ideia que o Miguel Veloso tem de uma exortação inspiradora passa mais por um conselho de cariz beautéano do que por retórica de tipo churchilliano (uma vergonha, sendo filho de quem é), pelo que o miúdo podia estar a inventar quando falou com os jornalistas. O OSP tem noção de tudo isto, todavia, porque vem acompanhando a carreira e o verbo do Paulo Bento desde que ele, imberbe e suburbano, marcou um golo na finalíssima da Taça entre o Estrela e o Farense, tem muita dificuldade em acreditar que o call to arms do Paulo Bento no intervalo desses 5-3 tenha sido:



Paulo Bento: Filhos do Sporting, eu sou o Paulo Bento.

João Moutinho: O Paulo Bento tem mais de dois metros de altura.

Paulo Bento: Sim, já ouvi dizer isso. Ganha jogos às centenas e, se aqui estivesse, reduzia o Benfica a cinzas com bolas de fogo saídas dos olhos e relâmpagos saídos do cu. Eu sou o Paulo Bento! E vejo aqui um exército inteiro de jogadores meus, a desafiar a tirania. Vós viestes lutar como homens vitoriosos, e homens vitoriosos sois. O que faríeis sem a vitória? Lutaríeis?

Polga: Lutar? Contra aquilo? Não, vamos fugir – e vamos viver.

Paulo Bento: Sim, lutai e podereis morrer. Fugi e vivereis – pelo menos durante algum tempo. E, quando estiverdes a morrer nas vossas camas, daqui por muitos anos, estaríeis dispostos a trocar todos os dias, deste dia até esse, por uma só oportunidade de voltardes aqui para dizerdes ao Benfica que ele nos pode tirar as vidas, mas que nunca nos tirará a vitória neste jogo?

Paulo Bento e jogadores: Sporting gu bra!



Quer parecer ao OSP que não, de facto parece-lhe que não; aquilo que aconteceu não deve ter sido nada parecido com isto. Perceber como se passou de 0-2 para 5-3 é possível recorrendo à seguinte operação quase-aritmética: orgulho ferido do Sporting + jogo em Alvalade + o Chalana e o Rui Águas no banco do SLB (note to self: se possível lembrar que o Rui Águas foi adjunto do Jesualdo) + o Petit estar a dormir encostado ao Vukcevic (ainda há algum benfiquista que pergunte porque é que o deixaram ir para o Colónia?) no golo do Djaló que fez o 2-1 e deu esperança ao Sporting + o traidor do cabrão do palhaço dessa merda de homem do Rodríguez (já então infiltrado, com certeza) deve ter minado o balneário de alguma maneira.

O 5-3 aconteceu, como aconteceu o 6-3, e coisas assim não acontecem muitas vezes. Não se deve a uma só causa, nunca se deve, aliás, porque só a vontade de compartimentar, de categorizar, pode reduzir as coisas, o mundo, a essa expressão demasiado simples. Do que o OSP tem certeza é de que ele não se deveu ao facto de o Paulo Bento poder vir a ter um verbete só para ele na História da Oratória Portuguesa. Esse ponto de vista deve-se, crê o OSP, mais aos jornalistas desportivos portugueses, que nunca se depararam com uma realidade que não pudessem fabricar.


Também é sabido que a doença é a cola que mantém a sociedade portuguesa unida. Basta ir à sala de espera de qualquer centro de saúde, de Vila Nova de Cerveira a Castro Marim, para ver que assim é. Se se tirasse a oportunidade aos idosos portugueses de se queixarem dos seus joanetes, afrontamentos ou palpitações a perfeitos desconhecidos, irromperia a guerra civil nas ruas do País, milícias geriátricas levariam tudo à sua frente.


O futebol em Portugal tem igualmente uma doença, que alguns treinadores insistem em perpetuar, com ou sem variações, e essa doença chama-se “futebol apoiado”. É o futebol pedrotiano, de passe mais ou menos curto, mas sempre controlado, de segurança (porque os jogadores portugueses, agora como em 1970, são baixos, têm todos bigode, são morfologicamente menos formidáveis do que os demais europeus e têm de jogar de maneira contida para não serem atropelados), cuja escola ainda hoje é o maior obstáculo a um desenvolvimento pleno do futebol português, que desde os anos 60 até hoje consegue criar, como que sem querer, dos melhores jogadores do mundo. É o futebol da posse (e não só da bola, trata-se da posse como conceito), como se o jogo, que pertence a todos, se pudesse possuir, se pudesse coagular em unidades discretas infinitamente padronizáveis – como se o fluxo que o futebol é se pudesse parar pela propriedade.

Desta forma, não é de estranhar que as últimas duas equipas portuguesas que jogaram um futebol de verdadeira dimensão europeia tenham sido o SLB do primeiro Eriksson e o Porto do Mourinho (aqui também pertenceria, nunca ninguém tirará esta da cabeça do OSP, o SLB do Toni em 1993/94), que faziam anything but. Aproveitando o melhor que o futebol de cá tem – que é, na verdade, a técnica individual, que é a base do futebol apoiado –, jogavam, no entanto, com um dinamismo que é raro ver em Portugal, onde se acha que ver as equipas a passarem para o lado, em “toadas de estudo mútuo”, e a “organizarem a partir da retaguarda” são aplicações acabadas da técnica refinada do jogador português.


E, se não é sabido, vai passar a ser: o OSP não é, nem nunca foi, grande admirador do Paulo Bento, nem como jogador, nem como treinador. Quando ele veio do Guimarães para o SLB como grande contratação do Artur Jorge, o OSP ficou logo desconfiado (ou não estivesse contido nesta frase, para o OSP, um beijo da morte instantâneo). Afinal, como antigo jogador do Palmense e do Futebol Benfica, o Paulo Bento deve ter ido mais do que uma vez a treinos de captação no SLB, deve ter tentado, como outros miúdos de Lisboa, viver o sonho no pelado que havia ao lado do pavilhão Borges Coutinho, mas a verdade é que nunca ficou na Luz. Só chegou lá em 1994, e logo para ser o patrão do meio-campo. Os anos do Paulo Bento no SLB que se seguiram nada fizeram para apagar esta primeira ideia no espírito do OSP, como não o fizeram os anos subsequentes da carreira dele.


Não que não houvesse, no Paulo Bento-jogador, muito para o OSP admirar, porque havia-o: muitas das virtudes do Paulo Bento (a vontade, o vigor, a garra) eram, na realidade, obrigadosápínticas, sobretudo a superação, pois o Paulo Bento conseguiu, com muito pouco, fazer uma carreira de muito. Só que sempre houve ali algo que, como uma halitose persistente ou um cartão de militante do CDS-PP, nunca permitiu uma aproximação total entre o Paulo Bento e o OSP: a total ausência de rasgo, o cinzentismo na maneira de jogar futebol (e mais tarde de o ver do banco), a horizontalidade na visão do campo, o passe para o lateral que vem a subir em vez de arriscar o remate à baliza, a “falta cirúrgica” a meio-campo (vezes e vezes e vezes sem conta) para parar o contra-ataque da outra equipa, para parar o futebol. Se nem sequer se tenta o rasgo, nunca pode acontecer OSP.


E o problema é que há Paulos Bentos a mais no futebol português.


Claro que isto faz sentido, uma vez que, bem vistas as coisas, um dos treinadores que mais influenciaram o Paulo Bento foi o João Alves, cujas equipas sangravam futebol apoiado (e que bem o faziam as suas grandes equipas no Boavista), tal como fazem as do Paulo Bento-treinador. A questão aqui, contudo, é só uma: o Paulo Bento treina o Sporting, não o Estrela da Amadora ou o Boavista. Até a equipa de juniores do Paulo Bento que foi campeã (a do Miguel Veloso e do Nani e do Djaló) jogava esse futebol curto, no campo e na mentalidade, e esteve a dez minutos de perder o título para a do SLB (a do João Coimbra e do Blaze Berzovacki e do Davidson) no último jogo do campeonato. E não há Taças nem Supertaças que o Paulo Bento possa ganhar que mudem essa verdade.


Ver o Sporting do Paulo Bento a jogar é como lembrar uma equipa portuguesa a jogar nas competições europeias na década de 1980 (ou hoje em dia, curiosamente) ou as qualificações da selecção para Europeus e Mundiais nessa mesma altura; é reviver o SLB do Manuel José a jogar em contra-ataque na Luz contra qualquer adversário, mesmo que se tratasse do Espinho; é acordar a meio da noite a pensar no Rehhagel; é perceber porque é que o Sporting foi jogar a Madrid e a Barcelona neste último mês com o servilismo com que o fez. E é este o treinador que diz mal da qualidade dos Wigans da Premier League e depois põe o Sporting a jogar mais lentamente do que qualquer um deles tendo melhores jogadores do que qualquer um deles.

E depois há aquele jeito do Paulo Bento, lapalissiano, sempre tão despretensioso a louvar a sua própria “frontalidade”, a desafiar os jornalistas a fazerem perguntas ao Vukcevic (e o Sporting, ao mesmo tempo, a querer impedir o Vukcevic de falar aos jornalistas), ou tão pronto a insultar árbitros a partir do banco e a queixar-se deles no fim dos jogos (como já fazia quando jogava). Mas só em Portugal, note-se, que, quando é roubado a sério, como em Barcelona, nada diz. E, sobretudo, há o futebol fastidioso e positivista e de controlo e de solidez defensiva e de segurança no passe da sua equipa. Esta derrota gemebunda na Luz não foi senão a paga pelos três últimos anos em que o Sporting, sempre que vai à Luz ou ao Porto, nada mais tenta fazer do que empatar.


Claro que não deixa de ser sempre complicado ganhar a este Sporting (o Jesualdo que o diga), mas isto não é maneira de um grande jogar futebol. O OSP ficou lixado por o jogo de sábado ter sido fraco, e está lixado com o Paulo Bento por pôr a equipa dele a jogar assim num derby. Essa foi a principal razão para um jogo na maior parte do tempo mau, disso o OSP não tem dúvidas, mas claro que o SLB tem também muita culpa no que se passou, pois aquela primeira parte de futebol directo para a cabeça do Cardozo parecia um regresso aos piores tempos do Camacho. Só que é de facto difícil jogar contra uma equipa, como o Sporting, que, isso é verdade, nunca perderá por muitos, mas que faz da posse de bola sem finalidade a sua táctica, da contenção pela contenção um modo de matar a vontade do adversário. E do público: o silêncio que se ouviu no estádio nos primeiros 20 minutos da segunda parte, até ao golo do Reyes, foi a maior prova disso mesmo. E o silêncio também vinha dos adeptos do Sporting.


A consequência disto, quando o Reyes marcou, foi que um modorrento OSP deu por si a pensar que raramente tinha assistido a uma segunda parte em que o aparecimento de um golo, para qualquer uma das equipas, fosse algo de tão estranho em relação ao que se passava em campo. Só o génio (e o golo do Reyes foi de) podia fugir à lógica do jogo, que estava a ser imposta pelo Sporting e supervisionada pelo Paulo Bento.

O OSP está lixado por o derby de sábado ter sido fraco, e sobretudo condói-se de alguns sportinguistas, porque teve ainda há bem pouco tempo um ano de Trapattoni para saber como eles se sentem. Sabe que, para o espírito de quem gosta de futebol, nada dimana do futebol de base atrás do Paulo Bento, sabe bem que desse solo nada cresce. Com o Paulo Bento, como com o Trapattoni (e o primeiro tem mais jogadores bons do que o segundo alguma vez teve no SLB), é assim: quando se ganha, tudo se esquece e se perdoa; quando se perde, a frustração da maneira como se perde é pior do que a derrota em si. A não ser que esta seja por 5-3 numa meia-final da Taça em que se esteve a ganhar 2-0; aí, talvez seja ao contrário.


E o problema é que há Quiques Flores a menos no futebol português.


*
O OSP nunca apreciou a zombaria por parte do lado vencedor que sempre se segue aos jogos entre o SLB e o Sporting. (É toda uma forma de estar, no desporto e na vida, por parte do OSP.) Na escola, inclusive, a seguir a algum derby particularmente mau, o OSP ficava muitas vezes doente ou pedia à professora de Inglês, de quem era o aluno dilecto, para passar a tarde com ela na sala de professores a fazer os trabalhos de casa (na segunda-feira, 15 de Dezembro de 1986, excepcionalmente passou lá a manhã e a tarde). É por isso que o OSP pode assegurar que o propósito deste texto não é bater num cavalo morto, é antes um alerta a todos aqueles sportinguistas, e o OSP sabe que ainda os há, de cujo coração verde e branco foi arrancado um grande bocado, quando o Bobby Robson foi despedido em 1994. Já para aqueles que ficaram satisfeitos com a vitória em Braga no mês passado, para esses o OSP não tem tempo.


SLB, 2 – Sporting, 0

2 comentários:

ardinario disse...

Prometo levar o texto para as férias da Páscoa. A roda do meu rato ía sofrendo um colapso para chegar até aqui, porra!

Tó Portela disse...

caro ardinário,

antes do mais, tenho de saudá-lo por ter chegado ao fim do texto. muitos teriam desistido em "Blaze Berzovacki".

No entanto, se o seu penar me merece todo o respeito, pense um pouco em mim: estive três dias a pensar no Paulo Bento de forma intensa, a ver o rosto dele (no banco, em conferência de imprensa, no carro a caminho da academia, a jantar fora) em permanência com os olhos do espírito.

Exactamente.