14.1.09

Ganhar à Porto, parte II?

Ser ou não ser fora-de-jogo, eis a questão.


Dizia há uns tempos que o Benfica, depois de anos e anos, joga para ganhar (e anos e anos e anos...), e confesso que a minha veia de desportista não dopado quer é ver o Benfica a jogar para ganhar, a marchar para cima deles, e o resto que se lixe (já a veia de desportista dopado quer ganhar com um penalty, mal assinalado, cobrado com a mão – mas é veia que mantenho bem garrotada)!

O Quique enganou-me, já sabemos. Eu às vezes desgarroto, para não ter de amputar, mas golos fora-de-jogo é coisa que não me faz sofrer (a não ser que nos sejam marcados pelo Demo). E com isto respondo à pergunta que faço em título. É coisa que faço com frequência, responder-me; mais ninguém consegue responder às minhas complexas questões.

O OSP gosta de ataque, gosta de golos e respeita pouco árbitros com a postura de uma serpente, quando na vertical. O medinho, sentimento que faz tanto parte do ADN português quanto o pastel de nata e o bacalhau no Natal (há quem coma outras coisas, mas nem todos são medrosos), transpira (demasiado literalmente quando nas Antas nome muito mais apropriado do que Dragão, e nós aqui gostamos de chamar as Antas pelos nomes) pelos (e aqui consigo colocar mais uns parêntesis, normalmente associados a quem gosta de inserir notas no corpo do texto, fazendo transparecer outra bela palavra erudição) juízes (e... não, afinal não tenho nada para dizer aqui) do nosso futebol.

Resumindo, para quem gosta de português, os árbitros portugueses são uns maricas de m***a e, por isso, marcam foras-de-jogo quando há cinco defensores entre o marcador e a linha do golo, e evitam marcar penalties a não ser que haja sangue, se jogue nas Antas, ou esteja em campo o Jardel.

Os foras-de-jogo são para marcar quando NÃO há dúvidas, por isso nunca nos insurgimos contra nenhum dos 28 golos marcados pelo Hélder Postiga em tal posição. Queremos é golos, ontem na baliza do Eduardo, hoje na do Bruno Veríssimo, amanhã na do Júlio César. É esse o sal do futebol (acho que aqui me antecipei às minhas outras personalidades), ver a bola a balouçar lá, onde as aranhas fazem o seu ninho.

Balouçou uma vez, com um belo cabeceamento, de um belo rapaz.
O Benfica lidera.
Está, pois, on side.


Benfica, 1 - SPORTING de Braga, 0

2 comentários:

Nuno disse...

Escreves bem mas não me alegras, Cosme. Essa do "evitam marcar penalties a não ser que se jogue nas Antas" só pode ser piada, não? O clube das Antas não só tem mais penalties assinalados contra no seu Estádio do que qualquer um dos clubes (chamemos, pois, "clube" aos tipos que jogam de vermelho), da 2º Circular, como é, de longe, dos 3 clubes, aquele com menos penalties assinalados a seu favor. It's the Statistics, Stupid!

Cosme disse...

Se calhar era melhor fazer as estatísticas dos últimos vinte anos ;-)