9.3.08

O problema com o tiquismo

(Por um terço do OSP ter uma profissão liberal que aparece quando menos se espera, por vezes não lhe é possível escrever bem ponderadas 41 712 palavras sobre um jogo. De forma nada obrigadosápíntica e recorrendo aos estratagemas de um cábula, aqui ficam, porém, as impressões, pouco profundas, mas ao menos passadas a limpo, sem erros ortugráficos e com laivos de homoerotismo, que este terço do OSP rascunhou durante o jogo com o Getafe. Isto é também o mais espontâneo que este terço do OSP consegue ser, mas aqui fica desde já a promessa de um dia haver um Minuto a Minuto no OSP.)

prelúdio

. Ontem foi um bom dia para o futebol português, mas hoje o OSP não faz ideia do que poderá acontecer. Não está muito optimista, contudo. Poderá estar a futurar outro Bastia, outro Espanhol, outro… como é que chamavam aqueles gajos suecos que são o grande fracasso da carreira do Mourinho?
. Como fosse um comentador desportivo, o OSP vai hoje referir-se a todos os jogadores como “o internacional x [inserir nacionalidade]” e “o atleta”.

prelúdio já com televisão

. A transmissão começa bem, com o pasmoso José Augusto Marques, o do talento relatador imorredouro, a interromper o minuto de silêncio pelo pai do Camacho para explicar o que estava a acontecer. É convicção do OSP que, vendo as duas equipas imóveis no círculo central, os espectadores eram capazes de perceber o que se passava.
. E continua melhor: no que é uma tendência pós-moderna de honrar os mortos, algum público começa a bater palmas, uma extravagância de maneira alguma só portuguesa. O OSP podia redigir todo um ensaio sobre isto, com referências e notas de rodapé e tudo, a dizer que isto é só mais um sintoma de como a sociedade ocidental já não consente o silêncio e a reflexão e melancolia que ele necessariamente traz consigo. Estas palmas acabam, assim, por ser uma maneira de afastar a morte, hoje percebida com escabrosidade. Demais, todo o quotidiano actual é ruidoso, obsceno, in your face, e as pessoas são encorajadas a comportarem-se dessa forma no seu individualismo sem limites. Ser ouvido é o mais importante, e fazer barulho é a melhor maneira de o ser. (Ao escrever isto, por exemplo, O OSP consegue ouvir o som do seu fastidioso paternalismo e delicodoce superioridade moral a carburarem numa perfeição tunada.) Mas não vai redigi-lo.
. Ah, a dupla narradora é JAM-Jorge Baptista, o do talento comentador imorredouro. Mesmo assim, um ganho em relação à balbuciante dupla Paulo Madeira-Litos do jogo com o Sporting. As televisões deviam pensar seriamente em fazer testes de despistagem do analfabetismo funcional.
. Ah, a tripla narradora é JAM-JB-Nuno Luz, o do talento entrevistador imorredouro, que diz que os responsáveis do SLB estão “entristecidos” com os adeptos, por estes irem pouco ao estádio. Ai, acreditasse o OSP em violência com armas brancas…

primeira parte

1’ JAM: “O Getafe é uma equipa claramente perigosa.”
2’ Depois do sucesso no combate ao buraco do ozono, o do lado direito da defesa do SLB merece, hoje em dia, a atenção do mundo.
4’ JB: “O Getafe gosta de contra-atacar com os jogadores em movimento.”
5’ O ex-internacional português Rui Costa, a marcar livres e cantos, fá-lo de forma tão suave que parece que nem está a tocar na bola, ou então que o está a fazer com uma pluma. De botas calçadas, tem mais sensibilidade que o vulgo descalço. O OSP acredita que, em casa, o Rui Costa come iogurte, mexe no comando da televisão e trata dos seus lavores do dia-a-dia com o pé direito. Como o NL lembra, também o internacional romeno Contra, um adversário, gosta do Rui Costa, sem dúvida o maior homem vivo.
7’ O internacional uruguaio Rodríguez tira uma bola ao internacional grego Katsouranis, quando ele se preparava para chutar à baliza, a 35 metros da mesma. O Katsouranis, que, a rematar de longe, atinge com frequência 7,5 na escala de Bergessio, fica lixado, vira as costas ao companheiro e à jogada e volta para a defesa a passo, assim demonstrando mais uma vez que a sua grande preocupação este ano é cimentar o espírito de equipa.
8’ Eh pá, o SLB pode bem ganhar isto.
9’ (1) Ai, o internacional paraguaio Cardozo é expulso. Não só foi apanhado pelo karma, como, aos olhos dos árbitros, as equipas portuguesas são pequenas na Europa — é na UEFA que todos se podem sentir solidários com o que sofre o Tirsense. Mas ele é bem expulso, e, algures na sua casa em Telheiras, a mulher de Tonel sorri.
9
(2) Claro que alguns benfiquistas vão ridiculamente dizer que foi um exagero, tal como ontem se disse que o Fucile foi mal expulso. Ou são demasiados anos com os grandes a serem sempre beneficiados, ou então ganha terreno a escola Steve Bruce, que há uns dias disse que, para muita gente, a falta sobre o Eduardo da Silva nem amarelo era.
10’ JB: “O Cardozo gosta muito de usar a asa esquerda. E agora levantou voo para as cabinas.” (Citação desde já vencedora do prémio “Carlos Barroca e Luís Avelãs na tasca a comentarem jogos da NBA”.)
11’ OQEQOAJFNS: Tirava o Rodríguez e o Di María para reforçar o “miolo” e o “eixo”.
12’ O internacional angolano Mantorras é o único avançado que o SLB tem no banco. A palavra “épico” é demasiado usada no futebol, mas é o que este jogo vai ser.
13’ Se fosse treinador do SLB, e para inspirar a equipa contra os espanhóis, Paulo Portas lembraria Aljubarrota e que, por sua instigação, a Nossa Senhora de Fátima salvou as águas portuguesas do Prestige.
15’ O internacional sub-19 argentino Di María está a partir tudo. O Arsenal oferece 20 milhões, mais o passe do Walcott, por ele; o SLB recusa.
16’ O público está no jogo e assobia sonoro, quando o Getafe tem a bola. Parece bom o ambiente, como sempre é, na Luz, em tempos de contrariedade. Cheira a benfiquismo do summer of 93.
17’ Como hoje já não precisamos de táctica, mas só de vontade, o Camacho está no seu elemento. A vitória é certa.
18’ Os tipos jogam bem, mas isso não surpreende quem vê os jogos da liga espanhola, onde até o Múrcia-Levante se joga bem e com alma. Além do mais, têm o mais belo treinador de futebol (ao pé de quem o Mourinho parece uma peixeira cheia de escamas de Setúbal), o que é um consolo depois da horrível visão do Paulo Bento no domingo. A quantidade de impropérios que ele diz, quando o filmam, aliás, é de tal ordem que o OSP não tem outro remédio senão achar que o Paulo Bento é feio por fora e por dentro, e provavelmente arruma o carro nos lugares para deficientes quando vai ao Continente. Já o Laudrup, esse Hans im Glück dos anos 80/90, devia ter vindo para o SLB, quando se falou nele para treinador depois de o Trapattoni sair. Desde o Autuori que o SLB não tem um treinador com charme.
21’ Como corre o Rodríguez atrás dos defesas: tirando os brasileiros, os atletas sul-americanos são o mais obrigadosápíntico que há. Ah, e o Liedson e o Tiúi também são.
22’ O Milan oferece 25 milhões, mais o passe do Pato, pelo Di María; o SLB recusa.
25’ Golo do Getafe. A little azar, a little falta de jeito. Agora espero que não venham dizer que foi uma grande jogada, como disseram ontem da do golo do Porto, onde a bola que acabou nos pés do Lisandro foi, a meio da jogada, chutada por um defesa do Schalke contra a nuca de um médio do Schalke e ressaltou para um atleta do Porto. Entretanto, confirma-se que a Juventus não oferece um milhão pelo ex-internacional sub-20 brasileiro Edcarlos.
27’ Sepsi a ponta-de-lança: ecos da Holanda de 74.
28’ A única hipótese que temos é que eles, como todas as equipas espanholas, tirando o Valência agora que está lá o Koeman, dão espaço e deixam jogar.
29’ Lesiona-se o Luisão, entra o internacional marfinense Zoro, um dos heróis do OSP. A reviravolta é um dado adquirido. O Bayern oferece dez milhões pelo Zoro, mais o passe do Lúcio, sem sequer o ver jogar. JAM-JB-NL dizem que o Zoro não aqueceu, mas esquecem-se que ele não precisa, pois nas suas fibras musculares arde a chama obrigadosápíntica.
31’ Que passe lúbrico do Rui Costa, mas o internacional sub-21 português Nélson arrancou tarde.
32’ De forma algo básica, os adeptos do Getafe cantam “Que viva España”. O OSP vê isto como algo de previsível, mas confessa esperar sempre mais elevação por parte de súbditos. Também é verdade que basta olhar para Alvalade para ver que isto com os monárquicos não é só rosas.
33’ Levou 33 minutos até alguém falar do Celta: vai bardamerda, NL.
34’ Com todos os reveses de hoje — o vermelho do Cardozo, a rosca do golo deles, a lesão do Luisão —, há uma atmosfera de irrealidade à volta deste jogo. Isto não parece ser a sério.
35’ E esta falta do Graneros não era para vermelho? Qual amarelo, se a falta foi sobre o Rui Costa.
36’ O Nélson está com tão pouca confiança que nem é capaz de mandar charutos para a frente; prefere passar ao Quim para que seja ele a fazê-lo. O OSP recomenda uma ida a um cabeleireiro de homens para ele recuperar a auto-segurança. Quando sair daquela porta e respirar o ar fresco da rua, o cheiro a laca do cabeleireiro para trás e um novo penteado, o Nélson vai sentir-se novo, vai sentir-se fresco.
37’ O OSP só sabe que, desde que o Zoro entrou, eles ainda não foram lá à frente. O terror afecta.
38’ O Zoro safa um golo. O Chelsea oferece 15 milhões, mais o passe do Alex, por ele; o SLB recusa. Entretanto, confirma-se que a última vez que o Quim agarrou um cruzamento foi em 1989, jogava então no Ruivanense.
39’ Ganda jogada do Léo. Eu sei que ele tem 32 anos, mas podem renovar contrato com ele, por favor? Só pelos serviços prestados, por favor? Assim tipo um golden farewell, por favor?
40’ Que jogo voltívolo. O internacional sub-21 romeno Sepsi está a jogar em que posição?
41’ O Nélson estraga uma grande jogada. Entra em cena JAM, o tom de voz prenhe de white man’s burden: “E o Nélson não pode fazer isto, é claro que o Nélson não pode abordar assim a jogada…”
43’ Claro que é um truísmo que todos os sul-americanos são duros, excepto o Di María.
44’ O árbitro, um polaco, faz o Rodríguez e um atleta do Getafe apertarem a mão para fazerem as pazes. Mas isto é algum jogo de iniciados? Em acção, sem dúvida as beatas e irritantes influências de Karol Wojtyla.
45’ Só pelo que correu na primeira parte, o Rodríguez merece um contrato de seis anos. Sim, vale a pena pagar por esta atitude, mesmo que seja um bocadinho mais caro do que aquilo que se estava à espera. Ao menos, deste os benfiquistas já conhecem a qualidade. Por favor, implora o OSP, não o deixem ir para o Porto: é que ele não é propriamente o Jankauskas… O SLB tem de manter a asa esquerda Ceboléo a todo o custo. É o nosso Gre-no-li.
46’ JAM: “Jorge, numa palavra, a primeira parte.”
JB: “É, é muito complicado…”

segunda parte

48’ Com o Di María, na verdade, neste momento o OSP oscila entre beijos gordos e mandá-lo rodar no Olhanense. Entretanto, confirma-se que o Milan afinal só oferece meio milhão, mais o passe do cadáver do Maldini, por ele.
50’ A lesão do De la Red dá tempo à realização para filmar demoradamente o Laudrup. Era um grande atleta, o Rui Costa da sua geração. O estilo de um não tem nada que ver com o estilo do outro, mas não há dúvida de que são da mesma linhagem.
51’ O OSP está a pensar que se calhar não era mal pensado o SLB tentar jogar pelo meio em tabelinhas, em vez de o fazer pelos flancos para cruzar, já que quem está na área para cabecear são o Sepsi e o Rodríguez. É só uma ideia.
52’ O OSP adora o entusiasmo sensual (pensou em escrever “africano”, mas quer mostrar que é possível vencer comportamentos condicionados e recusa-se a generalizar grotescamente, como fazem os jornalistas desportivos em Mundiais de futebol) do futebol do Nélson, mas, neste momento, bola que lhe é passada é jogada desperdiçada. Como parece distante aquele centro para o Nuno Gomes contra o Porto, em 2005, sem dúvida o melhor cruzamento feito por um lateral-direito do SLB desde os tempos de Minervino Pietra (é impossível escrever somente “Pietra”). Um processo de declinação singular de quem um dia fez esquecer o Miguel.
55’ Drink Sepsi: o OSP pede desculpa por escrever isto, mas foi mais forte do que ele. Além disso, o Sepsi não é nada mau atleta, tem um bom remate e é daqueles laterais altos que fazem parte das fantasias mais indizíveis do Mourinho. Speaking of which, o Paulo Ferreira devia acender uma vela ao Mourinho todos os dias.
58’ Rodapé da SIC: “Veja a história do pastor cego que guarda 230 ovelhas, domingo, no ‘Jornal da Noite’.” Obrigado por animarem os benfiquistas.
59’ É um facto que o Mourinho hoje não sai da cabeça do OSP, mas a verdade é que as únicas equipas que sabem exactamente o que fazer quando estão a jogar com dez são as dele. Óbvia e logicamente, devem treinar para essa contingência. Já se fosse o emaciado rosto do Jesualdo a ser filmado no banco do Getafe, a vitória não fugiria ao SLB.
60’ O Real Madrid oferece 20 milhões, mais o passe do Sergio Ramos, pelo Zoro; o SLB recusa.
61’ O Inter oferece 25 milhões, mais o passe do Chivu, pelo Zoro; o SLB recusa.
62’ (1) Entra o Mantorras, entra o SLB no domínio do irracional. É desconsolador ver o Mantorras ser usado desta maneira, é desconsolador ver o adereço anímico em que ele se transformou (o OSP acha obviamente que ele devia ter entrado mais cedo, ao menos para o SLB ter um raio de um ponto de referência no ataque), mas a verdade é que o SLB tem uma dívida de gratidão para com ele que nunca poderá ser paga, já que o Mantorras ficou com a carreira e o joelho arruinados para ajudar o clube. Quanto aos benfiquistas, terão sempre aquele 3-3 em Aveiro para se lembrarem dele no seu melhor.
62
(2) Via-se na expressão do Di María (cujo passe desvalorizou 126% entre os 22 e os 62 minutos, a ponto de o treinador do Olhanense dizer que não o quer no plantel por o considerar demasiado individualista) o quanto lhe desgostou sair, e percebe-se: com toda a equipa a jogar com tanta garra, ninguém merece ser substituído. Excepto o Luís Filipe, mesmo sem estar a jogar.
62
(3) JAM: “Agora, com Mantorras, o SLB pode surpreender na velocidade.”
63’ É sempre enternecedor ver o Rui Costa a jogar de cabeça. A tentar jogar de cabeça. A saltar à bola. A fingir que salta à bola.
66’ O Rui Costa tenta chutar à baliza de pé esquerdo, mas não tem força. Também é verdade que, nos mais recentes 80 minutos da sua carreira, jogou 70 deles com dez. Num ápice, ficou com 37 anos.
67’ Grande golo do Getafe, e o coração do OSP parte-se, quando filmam o Rui Costa. Nélson, o OSP sabe que ainda estás traumatizado por causa daquele golo do Quaresma o ano passado, mas, se não queres meter o pé quando tens um avançado à frente, ao menos estica-o.
69’ Como é que esta bola do Rodríguez e do Edcarlos não entra, foda-se? Pronto, hoje não é o dia do SLB, tal como esta não tem sido a sua década. Se tivesse sido o Zoro a rematar, e não o Edcarlos, esta bola entrava, porra, e, se era para magoar o guarda-redes, o Zoro magoava-o mesmo.
73’ O OSP sabe que o Getafe está com mais um e tem mais área livre para jogar, mas a marca das boas equipas é o espaçamento entre os atletas, e eles sabem espaçar-se. Afinal, como escreveu o Valdano, no que é a coisa mais inteligente que o OSP jamais leu sobre futebol (e, porventura, sobre a vida), à medida que uma equipa ataca, o campo vai ficando cada vez menos comprido, mas a largura é sempre a mesma. Nota: contrastar com o tudo-ao-molho do SLB actual.
74’ O Getafe também faz com que seja a bola a mover-se, o que lembra o OSP da segunda coisa mais inteligente que ele jamais leu sobre futebol (e, porventura, sobre a vida), também via Valdano, que cita o Menotti: “Era só o que faltava, ter de correr para jogar futebol.”
75’ A diferença actual entre o SLB e o Porto também se vê na maneira como, hoje e ontem, cada um deles jogou com dez.
76’ Golo! O Mantorras é o irracional, mas também o inexplicável. O guarda-redes do Getafe sabe-o agora. Vamos ao empate!
78’ Sabe-se que o SLB está mal, quando um árbitro escolhe sempre dar o benefício da dúvida ao Getafe. Portugal precisa de mais camas no Algarve, porque isto das férias baratas em Marbelha tem consequências subliminares significativas.
80’ O público que deixa os dirigentes “entristecidos” tem sido inexcedível. A mensagem, de novo, é que, se a equipa lutar, os benfiquistas encorajam-na. É, até, bastante simples.
85’ Os atletas do SLB estão a jogar como berserkers numa saga nórdica. Assim vale a pena.
88’ Pela sua impetuosidade, determinação no correr, importância para o plantel e como símbolo para o clube, o Zoro é considerado inegociável por Luís Filipe Vieira: “25 milhões mais o Chivu? Não brinquem com o SLB. O Zoro não sai por menos de 68 milhões, tal como o Simão não saía por menos de 25 milhões. Convençam-se duma coisa: os tempos em que brincavam com o SLB já acabaram.”
89’ Os atletas do SLB estão exaustos, com toda a energia de fumadores de maço e meio em campeonatos de futsal entre empresas. Não vai dar.
93’ Não deu mesmo. Fica 1-2.

necropsia

. Valeu pela vontade, mas a verdade é que o SLB nunca mostrou estar preparado para jogar com dez, e teve 80 minutos para o fazer. É pena, porque o Getafe, tal como o Espanhol o ano passado, é bem vencível. O OSP referiu isto há pouco tempo, mas o facto é que se tornou demasiado simples vir jogar à Luz em jogos da UEFA, e uma vitória do Getafe parece ter deixado de escandalizar. Do Getafe. Na Luz. Mesmo com o SLB com dez. Se o ponta-de-lança do SLB é expulso, mas há outro no banco, há que equilibrar a equipa. Com tudo o que a situação actual do Camacho acarreta, se ele convoca o Mantorras, tem de ser porque ele pode jogar, e a realidade é que, sempre que o faz, pelo menos alguma coisa acontece. O que é mais do que se pode dizer, afinal, de 80% dos jogos em que o Nuno Gomes joga a titular, onde se passam minutos sem que uma agulha bula no ataque.
. JAM/JB/NL: ...

(SLB, 1 - Getafe, 2)

2 comentários:

naked sniper disse...

grande crónica

só por causa disto, vou colocar um link para aqui no meu tasco

naked sniper disse...

quer dizer, não é só por causa desta crónico, que eu já venho visitando este estabelecimento há algum tempo

mas esta crónica desfez todas as dúvidas que pudessem resistir