25.1.10

Parem lá com os túneles, pá!

Hoje apetece-me iniciar este post replicando um grito ouvido há muitos anos: "Parem lá com os túneles, pá!" (quem me contou esta cena acho que foi o Tó Portela, que a presenciou num jogo de juniores do SLB - parece que os nossos miúdos andavam a exagerar no bailareco que estavam a dar aos outros).

A razão deste grito, nesta altura, tem a ver com o raio da implicação que os portugueses têm com os "túneles". Primeiro, foi com o túnel do Santana, lá aquele tipo que se gosta de anunciar como Zé, embora até mereça o nosso apreço pelo barrete que enfiou aos esquerdalhos betos. Agora é com o túnel do SLB.

Há coisas, e mesmo sabendo que a hipocrisia corre paralelamente com a estupidez, tendendo, por isso, para o infinito, que não se percebem, e uma delas é esta nova obsessão dos portistas com o túnel do SLB. Queixam-se de insultos - ui! - e empurrões - oh!. Mas vamos lá ver: comparando o que se passa no túnel do SLB com o que já se passou no túnel do estádio nas Antas, é como comparar o metro de Lisboa com o metro de Tóquio. E demonstra que, de facto, o porto já não é o que era, pois que os contentores de jogadores que o Pinto da Costa importou nas ultimas épocas não têm a - como hei-de dizer? - mescla - mescla é uma boa palavra - de agressividade, boçalidade e capacidade de gerar e expelir saliva que há uns anos caracterizava o jogador médio do porto. Com um Paulinho Santos ou um Jorge Costa haveria steward que não saísse do túnel do SLB acamado e embebido numa mistura de sangue e cuspo? Nem o Jackie Steward (eu sei, a piada é horrível, mas é segunda-feira, give me a break).

O que é certo é que lá pelas Antas a coisa está muito diferente e até o Bruno Alves - último espécimen digno dos seus antecessores - já tem um corte de cabelo que o faz parecer quase (friso o quase) um ser humano.

Ora, isto representa um rombo na cultura portista, porque não há cultura sem artistas. E numa cultura de porradaria da grossa e cuspidela da densa, não é com estes meninos que até cumprimentam os adversários no fim e - pasme-se - os árbitros, que a cultura se prolongará.
O porto está, claramente, em crise.

Quanto a nós, estamos bem muito obrigado. Há sempre aquela gajada que começa por dizer que ganhámos mas não jogámos nada e logo a seguir pergunta - fatalmente como o destino - se vimos jogar o Barcelona.

Pois não jogamos como o Barcelona, pois claro que não e ainda bem. Para já, e isto, eu sei, é uma opinião muito, mas mesmo muito pessoal da minha pessoa, o Barcelona irrita-me. O Barcelona, em parte, joga exactamente como todas as equipas portuguesas jogavam(com excepção do SLB e com excepção do início do período negro, aquele em que o Valdo jogou). Toca aqui, toca para ali, passa aqui, passa para ali, aquilo que tecnicamente se designa por - abrir aspas - "fazer punhetas à bola" - fechar aspas.
Nesses tempos de 80, especialmente na selecção, perdia-se com qualquer merda de equipa. Qualquer uma. Perdíamos mas dávamos um granda baile. Isso é que a malta se justificava com isso. A coisa tornou-se tão ridícula que até os portistas mandaram fazer uma réplica da Taça
das Taças que perderam contra a Juventus (e bem), porque perderam mas lá deram o seu granda baile.
E o que me irrita, profundamente, no Barcelona? É o estar a legitimar os bailes. Quando qualquer gajo me vinha falar das equipas do bailareco, eu tinha sempre com que contrapor - "o Brasil de 82? Grandes bailes? Eh pá, os italianos é que deram baile, pá".
Agora com estes anões do Barcelona - o Xavi, o Iniesta, o Pedro, o Messi e o catano - digo o quê? "Ah, deram baile mas só ganharam 4 a zero". Não posso.

São uma praga esses gajos e estão a acabar com o futebol. Qualquer dia só se quer ver futebol do bailareco e depois? Ficamos como os putos que ficam tristes por ter uma pista "Speedway" enquanto o puto vizinho rico tem uma "Scalextric"?

Deixem lá o nosso SLB a jogar com eficácia (ah, como eu gosto desta palavra) e a ganhar os jogos assim meio à rasca, até porque não temos dinheiro para comprar uma "Scalextric".

E vão ver que é com eficácia (já vos disse como gosto desta palavra?) que se constroem os "túneles" para as vitórias.

R.Ave, 1 - SLB, 2

1 comentário:

Pedro disse...

É pá...muito bom!!!! Muito bom mesmo!!!