Ruy de Carvalho, numa entrevista recente, queixou-se da falta de respeito da juventude de hoje em dia. Respeito no sentido formal - mostrar respeito - mas que, no fundo, revela falta dele.
O não tratar uma pessoa mais velha por você, mas sim por senhor(a), utilizar apenas o vocês a grupos que tratemos por tu, nunca nos referirmos a ele(a), mas sim ao nome ou então, mais uma vez, a senhor(a), são regras naturais para quem tenha bebido meia chávena de chá.
Mas são regras, como referiu Ruy de Carvalho (ou o gajo das novelas, como uma vez foi identificado na rua), em desuso na sociedade portuguesa.
Infelizmente, enquanto o respeito regride, o respeitinho renasce. Sim, o respeitinho salazarento, o do medo de avançar com opiniões por muito que bem fundamentadas e apresentadas com respeito, o das vénias e elogios - sem justificação - a pessoas em cargos de poder (não estou, assim de repente, a lembrar-me de nenhum exemplo - é uma questão, asseguro-vos, apenas de falta de memória), enfim, o calar a boca ou enchê-la com algo que satisfaça alguém em posição que nos possa prejudicar.
Escusado será dizer que um povo que não sabe mostrar respeito mas sim respeitinho, está com uma doença francamente mais grave do que a tal da Gripe A.
No futebol, curiosamente, é bom não nos respeitarem mas ainda melhor terem-nos respeitinho. Não ter respeito pela equipa, é jogar como os jornalistas gostam, à Barcelona de Cruyff, jogar o jogo pelo jogo e essas merdas, e depois levar 4 do Capello.
Já jogar com respeitinho, é entrar no jogo com as cuecas do Federer após um jogo com o Nadal (embora, deva confessar, como federeriado assumido, que tenho esperanças que o US Open resolva esse trauma - também se não for agora, com o Nadal com menos saúde que o doente médio do IPO, nunca será).
A degradação da qualidade do SLB nas ultimas décadas, levou a que o respeitinho se sumisse. Eu sou do tempo (já tenho quase metade da idade do Ruy de Carvalho, portanto tratem lá por você os vossos amigos brasileiros) em que quando uma equipa empatava na Luz, havia chamadas de capa com "Milagre" e uma foto do keeper adversário a ser levado em ombros (lembro-me do Lucio do Tirsense, por exemplo). Nestes anos negros, quando o SLB empatava e até, imagine-se, perdia, eram os próprios jogadores encarnados que iam em ombros, para não levarem porrada.
E a degradação do SLB foi tão acentuada que até o respeito se foi e nunca foi aproveitado. Lembro-me de uns cromos de uns treinadores da IIB a dizerem que iam jogar para ganhar à Luz. E alguns, ganharam (Gu-te-r... perdão, Gon-do-mar).
Este 8 a 1 ao Vitória (não sei se sabem, mas a equipa sadina designa-se por Vitória, e não por Setúbal. Tratá-los por Setúbal é pior do que um "você"), se bem aproveitado, poderá significar o regresso do respeitinho.
Se no próximo jogo em casa marcarmos cedo, podem ter a certeza que a gajada adversária começará a pressionar o esfincter. E isso, meus amigos, vale pontos.
Quanto ao jogo em si, só faltou trocar o Saviola pelo Ricardinho para ser futsal. Não só pelo resultado, mas porque alguns jogadores do Vitória pareciam nunca ter jogado num campo de futebol.
E o Jesus ainda não merece elogios: ele que meta o Moreira que depois conversamos.
SLB, 8 - Vitória, 1
4 comentários:
Pois tem V. Exa. carradas de razão. E devo dizer que não podia estar mais de acordo com a conclusão final de V. Exa.
高雄旅遊∣墾丁旅遊∣
阿里山旅遊∣台東旅遊∣
清境旅遊∣包車旅遊∣
高雄一日遊∣墾丁一日遊∣
台南一日遊∣觀子嶺旅遊∣
高雄墾丁WISH計程車(七人座)∣高雄租車九人座∣
機場接送∣一日遊∣
您想娶到一位勤勞、漂亮、甜美、不愛慕虛榮的美嬌娘,做為您終身伴侶?親密愛人提供大陸新娘、外籍新娘、越南新娘、新娘配對、婚姻介紹、婚姻仲介、未婚聯誼、相親、紅娘配對排約、男女交往、婚友聯誼服務、交友與協助來台、兩岸結婚相關證件辨理等,大陸方面有廣西新娘、婚友仲介、福建新娘、婚友介紹、大陸、廣西新娘、婚姻仲介。
本網站為直營網站,專業經驗,誠信負責,合法保證,全省服務,我們會依照您喜歡與適合的對象、個性類型,來安排聯誼認識,避免將婚姻商品化買賣之商業行為,因為『婚姻』是一輩子的終身大事。
外籍新娘 外籍新娘 外籍新娘
大陸新娘 大陸新娘 大陸新娘
越南新娘 越南新娘 越南新娘
東北新娘 東北新娘 東北新娘
廣西新娘 廣西新娘 廣西新娘
吉林新娘 吉林新娘 吉林新娘
福建新娘 福建新娘 福建新娘
中國新娘 中國新娘 中國新娘
新彩整形外科診所
整形、整形外科、隆乳、內視鏡隆乳、豐胸、果凍矽膠、雙眼皮、割雙眼皮、縫雙眼皮、開眼頭、眼袋、隆鼻、韓式隆鼻、抽脂、削骨、狐臭、>>>參考網站
Enviar um comentário