8.11.10

Autópsia desta época

Queria começar por pedir desculpa pela minha longa ausência deste mui nobre espaço aos meus fiéis leitores (sim, vocês dois, olá mãe, olá pai) mas tenho tido uma dose francamente generosa de trabalho.
Até Outubro estive ocupado essencialmente com planeamento, tentando antecipar tudo, sabendo que, mesmo assim, há muita coisa para acertar no momento de concretização.
Nas últimas semanas, já mais ocupado a concretizar vários projectos, a decidir os detalhes, a lidar com os imprevistos.

Pois planeamento é actividade desconhecida lá para os lados da Av. General Norton de Matos.

Um dos motivos, parece-me, é falta de informação.

Quer Vieira, quer Jesus, desconheciam que se realizava um Campeonato do Mundo e/ou que havia jogadores convocados para esse torneio. Só isso pode justificar a surpresa de terem contado com jogadores mais tarde e, surpresa das surpresas, em má forma.

Outra falha de informação levou com certeza Jesus a pensar que o SLB, para além de Maxi, Luisão, Amorim, Coentrão e Cardozo, também terá levado ao Campeonato do Mundo Javi, Saviola e Aimar, dado que estes, pela forma com que (não) se apresentaram nos primeiros jogos a doer, pareciam ter passado o verão a jogar 10 jogos, todos eles com prolongamento.

Juntemos outra enorme surpresa, o interesse súbito de grandes clubes em Di Maria e Ramires, e as ofertas que bateram as cláusulas de rescisão, o que impossibilitou de todo a sua substituição.

E ainda outras surpresas: Quim foi convidado a sair e saiu e o Roberto não tinha resistência mental para ocupar a baliza de um clube com o SLB, o que é estranho dada a sua passagem pelas reservas do Atlético de Madrid e pelo posto titular do poderoso Saragoça.

E ainda mais: Jara não tem características para ocupar o lugar de Saviola, Gaitan prefere jogar no meio e não nas pontas, Luis Filipe, o segundo lateral direito do SLB, não é um bom lateral direito, Fábio Faria, contratado este ano para lateral esquerdo, não é um bom lateral esquerdo e Sidnei, que jogou a pré-época toda ao lado do David Luiz, joga menos do que um Luisão com a forma física do Pacheco Pereira.

Em resumo, o SLB só não tratou:
- de preparar jogadores para ocuparem os lugares dos jogadores que estiveram no Campeonato do Mundo até estes ganharem forma;
- da contratação de laterais (sim, sim, leva a taça fnv que a mereces);
- de contratar substitutos para o Ramires (especialmente) e do Di Maria.

Agravando a coisa, temos os detalhes. Os detalhes são fundamentais, decisivos, determinantes, e por aí fora. Por exemplo, o que se passa no video abaixo, entre o minuto e 34 segundos e o minuto e 38 segundos, torna o que poderia ser uma canção porreira numa grande canção. Porque aquele detalhe, aqueles 4 segundos, são os melhores 4 segundos de sempre da música pop/rock portuguesa.



O nosso treinador deve ter começado a mascar Gorilas fora de prazo, cagou para o detalhes e começou com discursos à Cruyff (no conteúdo, na forma manteve-se igual si próprio) e "amandou-se" para aquela tanga de pré-derrotado do "nós vamo-nos manter fiéis à nossa filosofia de jogo" - querendo isto dizer "eu vou ser absolutamente estúpido e ignorar a maneira como os outros jogam" - e toma lá dois do Shalke e mais dois do Lyon, em jogos em que o outrora auto-proclamado rei da táctica levou um banho de mangueira de pressão.

A cereja no topo do bolo ou melhor dizendo a mosca no topo da caca aconteceu ontem.

O gajo que "partantos, vamos ser fiéis à nossa ganda filosofia de jogo", espetou na boca com mais umas 5 Gorilas de mentol fora de prazo e pensou que estava no Felgueiras e nos anos 80. E promoveu a primeira marcação individual em solo português desde que o Andrade andou 90 minutos agarrado às cuecas do Del Piero.
E não contente com o facto de ter lixado simultaneamente o centro e o lado esquerdo da defesa ainda pôs a equipa a jogar em 4-4-2 clássico, com o Aimar a avançado, o que frente a uma equipa que mete 6 gajos no meio-campo quando não tem a bola (eu percebi esta merda dos 6 gajos a meio-campo - porque o Falcão também desce - não por ser um génio, o que a espaços sou, mas porque vi 10 minutos do porto-Beira Mar) obviamente que não daria assim grande resultado.

Como é que um gajo que diz que vê futebol a toda a hora faz esta merda toda é também uma grande surpresa. Mas como o gajo diz que passa noites a ver o campeonato brasileiro se calhar não lhe sobra tempo para ver jogos do Shalke, do Lyon ou do campeonato nacional.

Enfim, apesar de tudo não posso deixar de assinalar que o Jesus entrou para a história do SLB.
Não por ter ganho um campeonato (houve outros 17 gajos que conseguiram isso) mas por nos ter proporcionado uma humilhação histórica.

Depois da derrota de ontem, as únicas coisas que poderiam tornar esta época em algo menos do que vergonhoso seriam i) vitória na Liga dos Campeões ou ii) vitória no Campeonato ou iii) ganhar ao Porto na Luz por 6 a zero.

Assim de repente, parece-me que a época vai ser vergonhosa.

5 comentários:

Ricardo disse...

Belo regresso, Padinha. Nunca mais cometas a heresia de passar tanto tempo sem botares faladura - isto serve para os outros dois bípedes que no fundo fazem um trio que é só um gajo.

Quanto ao Jesus, parece que hoje teve da parte da Direcção o chamado voto de confiança. Ou seja, empata com a Naval (depois da gloriosa e épica evangelização/colonização por terras africanas) e vai com os porcos.

Padinha disse...

Como dizia o Sir Humphrey, do Yes Prime Minister, "nunca acreditar em nada até ser oficialmente desmentido"

mago disse...

Excelente regresso, de facto, ainda que pelas piores razões. E reforço a proibição que o Ricardo impôs em relação à ausência de escrita, seja da tua autoria, seja dos restantes.

Em relação ao Jesus, não tenho nada a dizer. Já em relação a Angola, tenho muito... Mas prefiro não dizer.

O Benfica (clube) continua a ser gerido na base do amadorismo. O Benfica (equipa) continua com medo de ser feliz. Um campeonato a cada 5 anos não chega.

Abraço.

Leki disse...

Bom post..identifica, sem duvida, muitas lacunas. Apenas penso que se no jogo com a Academica (jogamos horrivelmente, é certo!) o penalty mais do que evidente antes do golo dos estudantes nos ultimos minutos tivesse sido assinalado, mais o jogo de guimaraes e da choupana onde fomos completamente prejudicados (em guimaraes foi escandaloso) muitas dessas teorias tinham ido por agua abaixo...ao inves o porto ganha o primeiro jogo com a naval com um penalty e onde faz um jogo bem pior que o nosso frente a academica...é que no desporto de alta competição a motivação e começar com o pé direito é um dado muito relevante, e disso os nossos adversários do norte sabem bem cozinhar, para que no meio e fim da epoca toda a gente lhes dê o merito que não têm, pois foi tudo cozinhado fora das 4 linhas nas primeiras jornadas...depois, é só gerir, meus caros....easy...

RM disse...

Bug no site do FCPorto redirecciona visitantes para o site do Benfica
http://conversasdabola.tumblr.com/post/1695682604/bug-no-site-do-fcporto-redirecciona-visitantes-para-o


lol

:D